quinta-feira, 5 de setembro de 2013

resumo do livro cinco minutos

RESUMO DO LIVRO
CINCO MINUTOS
Cinco minutos faz parte da fase urbana do escritor contando sob a de uma carta do jovem à sua prima,este livro é um exemplo clássico do romantismo ao mostrar um amor puro,casto,duradouro curativo ,sentindo por duas almas gêmeas perfeitas,com o destino interpondo-se no caminho e revolvendo-se no final. Cinco minutos conta à história do casamento do autor com carlota. No entanto, para o leitor , parece que está escutando uma história que não é para ele,já que Alencar dirige seu texto a uma prima .O leitor aqui é uma terceira pesa, um '' voyer '' que fica entre José de Alencar e sua prima .Ao mesmo tempo em que tenta levar o leitor a pensar que tudo é imaginário e faz parte das fantasias do autor, José de Alencar faz questão de narrar fotos verídicos da época , acontecimentos reais que marcaram o Rio de Janeiro no início do século . É tão minuoso nesse aspecto que até narra datas e horários etc.
Cinco minutos foi o tempo que o rapaz se3 atrasou; quando tomou ônibus atrasado, conheceu uma estranha e se apaixonou. Após muitoprocurar pela voz misteriosa, consegiu apenas a resposta de que não podiriam se juntar pela própria moça.
Ela viaja, ele a segue, eles se encontram, se declaram e ele parte para achar uma carta dela.
Na carta ela revela estar doente e que está privando-se do amor apenas para não haver a dor de separação.Ele persegue-a até a doca onde está o paquete que a levará a europa .
Na europa encontra-se com ela e da lhe um beijo, o beijo leva caarlota a se recuperar . Eles casam-se e permanecem na europa por um ano;retornam ao brasil e estabelem-se no campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário