quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Resumo do livro Memoria de um sargento de milicias


Resumo do texto MEMORIA DE UM SARGENTO DE MILICIAS
autor:Manoel Antônio de Almeida
tudo começa na beira de um navio de Portugal com destino ao Brasil .Onde Leonardo Pataca e Maria se encontram pela primeira vez onde ocorre uma pisadela e um beliscão depois disso os dois começam a namorar e daí nasceu o menino batizado pela sua madrinha por Leonardo.
Quando criança viu sua mãe traindo seu pai com capitão do navio e tempos depois fugindo com ele pra Portugal .e depois também abandonado pelo seu pai.
E então Leonardo foi morar com seu padrinho que era dono de uma barbearia.
Em quanto isso seu Pai Leonardo Pataca se envolvia com uma cigana que lhe abandonou tempos depois então ele procurou uma feiticeira para que fisese volta-la porem no auge da cerimonia o Major Vidigal e seus homens invadiram a casa da feiticeira e levou Leonardo preso.
Então ele pede ajuda para sua comadre e a um tenente coronel e logo e solto.
E o menino que causava transtornos por onde passava recebeu uma bronca de um padre e jurou vingança .O padre que parecia ser santo ,na verdade era um lascivo fora que ele quem tinha roubado a cigana de Leonardo Pataca .padre ia dar uma festa e então Leonardo resolveu armar uma emboscada para o padre dizendo a hora errada para a cigana.
Leonardo ao saber que tinha sido trocado por um padre tenta reconquistar e cigana que nem deu bola ele então contrata um amigo para acabar com a festa do padre ,e no meio da festa o Major Vidigal leva o padre preso.
Já o compadre de Leonardo começou a visitar a casa de D. Maria que era uma mulher muito rica.
Leonardo começou a crescer a conheceu Luisinha a herdeira de de D. Maria e Leonardo tenta conquista-la
Leonardo Pataca traído pela cigana juntasse com a filha da comadre tem uma filho tempos depois o comadre morre e Leonardo vai morar com seu pai ,porem ocorre muitas brigas com sua madrasta ele não aguenta e foge de casa e andando pela rua encontra um grupo de amigos de infância e resolve morar com ele s na rua da Vala .
Na casa tem 2 mulheres de 40 anos cada uma com três filhos uma com três rapazes e outra com 3 moças, Vidinha a mais bonita delas e é por que Leonardo se apaixona Leonardo começou a namorar e os outros rapazes ficarão com ciumes e avisaram o Major Vidigal que Leonardo estava morando de intruso ali. Um dia depois Vidigal apareceu lá e levou ele preso mas ele acaba fugindo.
O compadre lhe arruma um emprego mas ele é despedido por criar uma relação com a patroa Leonardo e preso novamente e abrigado a servir os exercito e é colocado numa batalhão, mas ao trair seu o batalhão foi condenado chibatadas.
Mas sua comadre ficou sabendo e avisou D. Maria que logo convenceram o major de o perdoar.
Luisinha que estava casada com José se separa para casar-se com Leonardo. Tempos Leonardo foi ao casamento com sua farda de sargento. Tempos depois D. Maria e Leonardo Pataca morrem e assim Leonardo fica com a herança de seus pais.



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Violencia

                                       Violência nás escolas
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
Porém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.
Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos sociais.
Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.
Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.

Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social.
Com recortes de jornais e revistas, pesquisas, filmes, músicas, desenhos animados, notícias televisivas, dentre outros, os professores podem levantar discussões acerca do tema numa possível forma de criar um ambiente de respeito ao próximo, considerando que todos os envolvidos no processo educativo devem participar e se engajar nessa ação, para que a mesma não se torne contraditória. E muito além das discussões e momentos de reflexão, os professores devem propor soluções e análises críticas acerca dos problemas a fim de que os alunos se percebam capacitados para agir como cidadãos.